Care, See and Act Together
Casa do Infante, Porto
(Constelações)
A exposição Landscape Together (LT) – care, See, Act Together – apresenta estudos de caso nas áreas do design, do ambiente, da mediação e da apropriação artística. Estes estudos de caso experimentam um método de colaboração e envolvimento da comunidade com vista ao desenvolvimento territorial a longo prazo.
Esta exposição insere-se num projeto financiado pela União Europeia que reúne 17 parceiros de cinco países e inclui um território-piloto no centro de Portugal. Nesse contexto, a curadora Marta Aguiar apresenta um método de transformação do design baseado em evidências.
O método LT, “care, See, Act Together”, revela-se na curadoria de performances, obras de arte, investigação, sinalética, residências artísticas e programas culturais.
Parallel activities:
29/11/2025 – Conference
8/01/2026 – Conference
12/02/2026 – Conference
Marta Aguiar é arquiteta e fundadora do Museu Experimenta Paisagem e do escritório MAG - Marques de Aguiar, escritório de arquitectura e urbanismo do Porto.
Desenvolve projetos de arquitetura, desenho urbano, curadoria e transformação territorial. Na coordenação de diferentes projectos e parcerias, como o Landscape Together financiado pelo Europa Criativa, promove investigação sobre desenvolvimento territorial com o Politécnico de Milão e Universidade de Coimbra, experimentação curatorial com o Museu Chillida Leku, curadoria de criação de obras de arte com o envolvimento da comunidade com os colectivos Yokyok e Khbt.
Como instrumento de apropriação e transformação de lugares colectivos, promove o Cortiçada Art, o festival de experiências artística do Museu Experimenta Paisagem (4ª edição).
No escritório MAG promove a investigação das prácticas de Manuel Marques de Aguiar (Serralves, 2018) a experimentação para criação e experimentação seminal (A Boda - Bienal de Ponte de Lima como o colectivo AoC, Magmashell e Lowtide - Bienal de Havana, 2018).
A sua obra reflete uma visão expandida da arquitetura, entendida como gesto curatorial e prática de proximidade.
"O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum" é uma exposição-manifesto que apresenta uma variedade de iniciativas de design e formatos inovadores, organizados de acordo com o fator comum mais participativo: as nossas emoções.
Promovidos pela Porto Design Biennale, os Happisodes são projetos de codesign entre designers, comunidades e municípios que materializam, no Porto e em Matosinhos, a alegria de reconhecer coletivamente que o presente pode ser reimaginado. São processos vivos, habitados, onde o design dá forma ao comum.
A publicação é parte fundamental da Porto Design Biennale, procurando transmitir, através da editoração e materialidade dos livros e catálogos, o conceito e a curadoria dos projetos.
Os projetos acolhidos neste eixo de programação são projetos independentes e autónomos em termos de curadoria, financiamento e produção que estabelecem diálogos com o tema desta edição.