Programa Público - de 28.10.2025 até 15.11.2025
Biblioteca Municipal Pedro Ivo, Porto
(Happisodes)
A Comunoteca, Programa Público da Porto Design Biennale, é uma biblioteca comum, um ponto de encontro, um lugar coletivo para reflexão, organização, luta — e também descanso. É um espaço para pensar não apenas o que se projeta, mas, sobretudo, como se vive, trabalha e resiste dentro e fora do design.
Das leituras performativas aos debates sobre salários, contratos e sindicatos, a Comunoteca insiste em olhar para o design enquanto campo laboral concreto — marcado pela exploração, mas também pela invenção de alternativas. O trabalho aparece sempre desdobrado: prática, sustento, luta. O mesmo se dá com o tempo: precário, fragmentado, de prazos absurdos, mas também reinventado por outras cosmologias e práticas artísticas.
Assembleias abertas, redes cooperativas e bibliotecas de parentesco marcam a insistência no coletivo como método. Em vez da competição, propõe-se a amizade; contra o isolamento, a construção de estruturas de apoio. De forma igualmente central, afirma-se a importância da memória e da contra-história. No centro de tudo está o cuidado como fundamento político, entendido como base de outra economia criativa — uma que privilegia descanso, afeto e solidariedade.
28.10. - 15.11.2025
Biblioteca Popular Pedro Ivo
Praça do Marquês, Porto
Programa Público
Entrada Livre
Oradoras
Afaina de Jong
Azahara Palomeque
Benedetta Crippa
Cherry-Ann Morgan
DJ Caliente Isa
DJ PatiSol
Estruturas de Apoio (Francisca Monteiro, Isabel Duarte, Susana Carvalho)
Ece Canli
Franca López Barbera
Gabriela do Amaral
Geanine Vargas Escobar
Gemma Copeland
Helga Schmid
Joana & Mariana
Mexerica Utópica
Noam Youngrak Son
Raya Leary
Ren Britton
Sarah Diedro Jordão
SINTARQ
Sofia Rocha e Silva
Studio Forty Five Degrees
"O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum" é uma exposição-manifesto que apresenta uma variedade de iniciativas de design e formatos inovadores, organizados de acordo com o fator comum mais participativo: as nossas emoções.
Promovidos pela Porto Design Biennale, os Happisodes são projetos de codesign entre designers, comunidades e municípios que materializam, no Porto e em Matosinhos, a alegria de reconhecer coletivamente que o presente pode ser reimaginado. São processos vivos, habitados, onde o design dá forma ao comum.
A publicação é parte fundamental da Porto Design Biennale, procurando transmitir, através da editoração e materialidade dos livros e catálogos, o conceito e a curadoria dos projetos.
Os projetos acolhidos neste eixo de programação são projetos independentes e autónomos em termos de curadoria, financiamento e produção que estabelecem diálogos com o tema desta edição.
O Exploratório, Sede da Porto Design Biennale, é um (não) espaço onde a cultura e a gastronomia se reúnem.