Programa Público
Biblioteca Municipal Pedro Ivo, Porto
(Happisodes)
A Comunoteca, Programa Público da Porto Design Biennale, é uma biblioteca comum, um ponto de encontro, um lugar coletivo para reflexão, organização, luta — e também descanso. É um espaço para pensar não apenas o que se projeta, mas, sobretudo, como se vive, trabalha e resiste dentro e fora do design.
Das leituras performativas aos debates sobre salários, contratos e sindicatos, a Comunoteca insiste em olhar para o design enquanto campo laboral concreto — marcado pela exploração, mas também pela invenção de alternativas. O trabalho aparece sempre desdobrado: prática, sustento, luta. O mesmo se dá com o tempo: precário, fragmentado, de prazos absurdos, mas também reinventado por outras cosmologias e práticas artísticas.
Assembleias abertas, redes cooperativas e bibliotecas de parentesco marcam a insistência no coletivo como método. Em vez da competição, propõe-se a amizade; contra o isolamento, a construção de estruturas de apoio. De forma igualmente central, afirma-se a importância da memória e da contra-história. No centro de tudo está o cuidado como fundamento político, entendido como base de outra economia criativa — uma que privilegia descanso, afeto e solidariedade.
Programme
28.10. - 15.11.2025
Biblioteca Popular Pedro e Ivo
Praça do Marquês, Porto
Oradoras
Afaina de Jong
Azahara Palomeque
Benedetta Crippa E
Cherry-Ann Morgan H
DJ Caliente Isa
DJ PatiSol
Estruturas de Apoio (Francisca Monteiro, Isabel Duarte, Susana Carvalho)
Ece Canli
Ffranca López Barbera
Gabriela do Amaral
Geanine Vargas Escobar
Gemma Copeland
Helga Schmid
Joana & Mariana
Mexerica Utópica
Noam Youngrak Son
Raya Leary
Ren Britton
Sarah Dietro Jordão
SINTARQ
Sofia Rocha e Silva
Studio Forty Five Degrees
"O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum" é uma exposição-manifesto que apresenta uma variedade de iniciativas de design e formatos inovadores, organizados de acordo com o fator comum mais participativo: as nossas emoções.
Promovidos pela Porto Design Biennale, os Happisodes são projetos de codesign entre designers, comunidades e municípios que materializam, no Porto e em Matosinhos, a alegria de reconhecer coletivamente que o presente pode ser reimaginado. São processos vivos, habitados, onde o design dá forma ao comum.
A publicação é parte fundamental da Porto Design Biennale, procurando transmitir, através da editoração e materialidade dos livros e catálogos, o conceito e a curadoria dos projetos.
Os projetos acolhidos neste eixo de programação são projetos independentes e autónomos em termos de curadoria, financiamento e produção que estabelecem diálogos com o tema desta edição.