Parque 25 de Abril, Matosinhos
(Happisodes)
Pole Pole, que em suaíli significa “devagar, devagar”, é mais do que apenas uma expressão: é uma homenagem ao tempo — o tempo necessário para projetar, construir e estarmos juntos.
Pole Pole, uma estrutura de autoconstrução, foi originalmente apresentada em 2022 em Mathare, Nairobi, pelo Studio Giacomo Moor em colaboração com a ONG LiveinSlums. Ganha agora vida em Matosinhos através de uma oficina de autoconstrução com a comunidade local liderada por Moor.
Pole Pole pretende ser um espaço intergeracional, onde as meninas do internato Nossa Senhora da Conceição podem expressar-se e experimentar autonomia, e onde os idosos do Lar Sant'Ana e as famílias que se reúnem no parque podem passar tempo e socializar.
O programa de ativação do Pole Pole, concebido pela artista Cláudia Lopes em diálogo com as meninas do Internato e os residentes do Lar, é realizado em parceria com o CIIMAR — Centro Interdisciplinar de Investigação Marinha e Ambiental.
Inauguração
26.10.2025 - 12h00
Parque 25 de Abril, Matosinhos
Designer Studio Giacomo Moor
Mediação Artística: Cláudia Lopes
Instituições Santa Casa da Misericórdia do Bom Jesus de Matosinhos (Internato Nossa Senhora da Conceição) + Casa da Juventude + CIIMAR + Lar de Sant’Ana
"O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum" é uma exposição-manifesto que apresenta uma variedade de iniciativas de design e formatos inovadores, organizados de acordo com o fator comum mais participativo: as nossas emoções.
Promovidos pela Porto Design Biennale, os Happisodes são projetos de codesign entre designers, comunidades e municípios que materializam, no Porto e em Matosinhos, a alegria de reconhecer coletivamente que o presente pode ser reimaginado. São processos vivos, habitados, onde o design dá forma ao comum.
A publicação é parte fundamental da Porto Design Biennale, procurando transmitir, através da editoração e materialidade dos livros e catálogos, o conceito e a curadoria dos projetos.
Os projetos acolhidos neste eixo de programação são projetos independentes e autónomos em termos de curadoria, financiamento e produção que estabelecem diálogos com o tema desta edição.