Present Continuous

Triplex, Sala A, Palacete Viscondes de Balsemão, Porto

(Constelações)

Curadores
·

Helena Sofia Silva é docente e investigadora em design. É licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da UP e mestre em Design e Cultura Visual pela ESAD, onde leciona temas relacionados com história e teoria do design. O seu trabalho de investigação centra-se em expressões gráficas de protesto em Portugal, a partir do Arquivo Ephemera.

Autora de Design Português – 1980/1999 (2015), colaborou nas monografias dedicadas a João Machado e Francisco Providência (2016). Com este último fez a curadoria da exposição inaugural da Casa do Design, Burilada | Arte-factos para a sobrevivência, em 2016.

Foi curadora, com José Pacheco Pereira, da exposição O que faz falta é agitar a malta (2018), projeto selecionado na categoria Investigación y Diseño da BID 18. Participou na primeira edição da Porto Design Biennale em 2019 com a exposição Que Força é Essa. Deste projecto resulta a edição de Que força é essa. Protesto e participação democrática em Portugal (2019) e contribuições em Imagem no Pós-Milénio – Mediação, Processo e Tensão Crítica (2021) e Páginas Inquietas. Sobre documentos insubmissos. (2019).

Integra a equipa do Studio Eduardo Aires, no Porto.

Programa Principal

Exposição

"O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum" é uma exposição-manifesto que apresenta uma variedade de iniciativas de design e formatos inovadores, organizados de acordo com o fator comum mais participativo: as nossas emoções.

Happisodes

Promovidos pela Porto Design Biennale, os Happisodes são projetos de codesign entre designers, comunidades e municípios que materializam, no Porto e em Matosinhos, a alegria de reconhecer coletivamente que o presente pode ser reimaginado. São processos vivos, habitados, onde o design dá forma ao comum.

Publicações

A publicação é parte fundamental da Porto Design Biennale, procurando transmitir, através da editoração e materialidade dos livros e catálogos, o conceito e a curadoria dos projetos.

Constelações

Os projetos acolhidos neste eixo de programação são projetos independentes e autónomos em termos de curadoria, financiamento e produção que estabelecem diálogos com o tema desta edição.