Serpentina

Largo Soares dos Reis (Bonfim), Porto

(Happisodes)

Curadores
·

Serpentina é um projeto-piloto de cocriação e transformação urbana que vê no brincar não apenas um direito das crianças, mas também uma chave para repensar a cidade como espaço de encontro, liberdade e imaginação. No centro do projeto está a reabilitação do Parque Infantil do Largo Soares dos Reis, transformado num parque verde intergeracional, onde múltiplos usos se interligam de forma natural.

A proposta foi desenvolvida por uma equipa multidisciplinar coordenada por Maria João Macedo e Patrícia Costa, com base numa metodologia participativa, envolvendo a comunidade local — moradores, famílias e, sobretudo, as crianças — em passeios-diagnóstico, oficinas, assembleias e inquéritos. Os resultados destas ações fundamentam o projeto de requalificação do parque, que será construído pelo município do Porto.

O projeto insere-se numa visão mais ampla de cidade brincável, reivindicando uma mudança de paradigma na forma como se entende a presença das crianças no espaço público e alargando o estudo ao espaço urbano envolvente. Propõem-se intervenções pontuais — como a criação de “ruas da escola”, a naturalização de recreios ou a reconversão de ruas em zonas de convivência — que adotam princípios do urbanismo tático. Estas propostas visam criar uma cidade mais humana e inclusiva, em que o envolvimento da autarquia se revela fundamental. 

 

Inauguração
25.10.2025 - 10h00
Largo Soares dos Reis, Porto

Equipa de Design: Maria João Macedo (strategic design), Patrícia Costa (social education), Cannatà Fernandes (architecture), Macedo Cannatà (communication design), Letícia Costelha (art and education)

Equipa de Consultoria: Frederico Lopes (Brincar e Motricidade), Paulo Farinha Marques (Landscaping), Sandra Nascimento (Associação para a Promoção da Segurança Infantil), Catarina Breia Dias (Lab2PT / The Future Design of Streets), Pollyana Bezerra (Associação Montessori – Cidade das Crianças), Dulce Cruz (Erva-Daninha), Miguel Ramos (Confederação)

Associações: Associação O meu lugar no mundo, Sismógrafo, Movimento Vamos ao Parque

 

Macedo Cannatà é um estúdio de design sediado no Porto que atua na área da cultura, sobretudo em comunicação, identidade, exposições e edição. Trabalham em diálogo com artistas, instituições e associações culturais e entendem o design como ferramenta de mediação entre pensamento, forma e comunidade. Desenvolvem narrativas visuais e sistemas gráficos que traduzem conceitos de modo crítico e comprometido.

Patrícia Costa é educadora social e mestre em psicologia da criança. Coordena projetos de intervenção comunitária há mais de 20 anos, aliando práticas artísticas, participação cidadã e educação não formal. Colabora atualmente com a Fundação Aga Khan Portugal. Enquanto mãe e ativista pelos direitos das crianças, liderou o movimento “Vamos ao Parque!” e cofundou a Serpentina.

Programa Principal

Exposição

"O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum" é uma exposição-manifesto que apresenta uma variedade de iniciativas de design e formatos inovadores, organizados de acordo com o fator comum mais participativo: as nossas emoções.

Happisodes

Promovidos pela Porto Design Biennale, os Happisodes são projetos de codesign entre designers, comunidades e municípios que materializam, no Porto e em Matosinhos, a alegria de reconhecer coletivamente que o presente pode ser reimaginado. São processos vivos, habitados, onde o design dá forma ao comum.

Publicações

A publicação é parte fundamental da Porto Design Biennale, procurando transmitir, através da editoração e materialidade dos livros e catálogos, o conceito e a curadoria dos projetos.

Constelações

Os projetos acolhidos neste eixo de programação são projetos independentes e autónomos em termos de curadoria, financiamento e produção que estabelecem diálogos com o tema desta edição.