Restaurante Solidário Baixa, Porto
(Happisodes)
New Diner é um projeto da designer Matali Crasset para o Restaurante Solidário Baixa, no Porto. Em colaboração com a CASA e a ACISJF, as duas instituições que gerem o restaurante e prestam um serviço social de refeições diárias, Crasset desenvolveu um quiosque interior — uma intervenção específica para o local que assenta em dois objetivos principais: reforçar a hospitalidade do salão do restaurante, conciliando as várias atividades que ali têm lugar, e enfatizar as relações humanas, reativando suavemente a atmosfera do espaço.
Inspirando-se nos azulejos do restaurante, Crasset desenhou também paisagens gráficas e rituais imaginários que agora animam os espelhos, enriquecendo ainda mais a identidade do espaço.
O New Diner pode ser visto como um convite aos cidadãos do Porto para descobrirem mais sobre o restaurante existente, que, devido às suas características espaciais, lembra um “diner”: um restaurante informal onde se come barato. O “novo” remete não só para o reencantamento do local, mas também para uma nova ideia de convívio alargado. Significa também que o restaurante se torna um ponto de encontro onde o repouso, a partilha e a escolha são possíveis.
Inauguração
24.10.2025 - 10h00
Restaurante Solidário
Beco Passos Manuel, Porto
Designer: Matali Crasset
Associações: CASA voluntary association (Ana Salão) + ACISJF (Inês Lima, Pedro Ferreira da Silva)
Matali Crasset é uma designer francesa de renome internacional que defende o design como uma prática artística, antropológica e social desde que se formou na ENSCI–Les Ateliers. Matalie dedica-se à criatividade, às pessoas e à vida quotidiana, explorando continuamente como o design pode contribuir para a comunidade e ajudar-nos a navegar num mundo em transformação.
"O TEMPO É PRESENTE. Inventar o Comum" é uma exposição-manifesto que apresenta uma variedade de iniciativas de design e formatos inovadores, organizados de acordo com o fator comum mais participativo: as nossas emoções.
Promovidos pela Porto Design Biennale, os Happisodes são projetos de codesign entre designers, comunidades e municípios que materializam, no Porto e em Matosinhos, a alegria de reconhecer coletivamente que o presente pode ser reimaginado. São processos vivos, habitados, onde o design dá forma ao comum.
A publicação é parte fundamental da Porto Design Biennale, procurando transmitir, através da editoração e materialidade dos livros e catálogos, o conceito e a curadoria dos projetos.
Os projetos acolhidos neste eixo de programação são projetos independentes e autónomos em termos de curadoria, financiamento e produção que estabelecem diálogos com o tema desta edição.