Curador Alastair Fuad-Luke

Programa Principal

Perspetivas Periféricas

Conversas à Sexta

Um conjunto de colóquios para baralhar, ativar e gerar diferença, dando, em simultâneo, visibilidade e voz a alter-realidades que encorajem a contestação do status quo.

Curador

  • Alastair Fuad-Luke

Que formas de periferias (re)produtivas podem inspirar economias alternativas ou heterodoxas através de diferentes formas de organização social e culturas de experimentação? Qual é o papel da Inteligência Artificial neste processo? Que novas dinâmicas económicas nascem de um mundo controlado por algoritmos? Quais são os preconceitos culturais que controlam a condição contemporânea? Como pode a concepção interdisciplinar criar novas comunidades de diferença para reagir a esta condição?

Como tentativa de resposta a estas questões, os colóquios dão destaque a teorias, práticas e experiências que integrem diversos saberes com conhecimentos tácitos e situados.

As conversas abordam temas distintos, mas complementares, que se dividem por cinco semanas: Heterodoxias da diferença, Cuidar das diversas afinidades; Narrativas de ecologias mais que humanas; Animação de heterotopias do quotidiano; e Animação de heterotopias do quotidiano. Assistir ao colóquio aqui.

Atividade
Conferência

Local
esad—idea · Online

Data

Edições Passadas