Curador Alastair Fuad-Luke

País convidado

Autre

Seguindo a técnica surrealista do cadavre exquis, Autre pede a artistas, designers e pensadores franceses e portugueses que desenvolvessem trabalho criativo com base num conjunto de objetos recolhidos no Porto.

Curadores

  • Caroline Naphegyi
  • Sam Baron

O resultado deste processo é revelado sob diferentes formatos: um programa de rádio onde as culturas portuguesa e francesa se encontram; exposições e instalações realizadas no Museu Soares dos Reis e na área envolvente; e uma iniciativa social em que o design se torna uma ferramenta que ajuda a alimentar e apoiar pessoas carenciadas.

Autre-là é uma sala de exposição preliminar concebida como um espaço de boas-vindas aos visitantes, onde é apresentado o processo de construção do programa francês e se reúnem os elementos que foram recolhidos a partir dos desafios lançados pelos curadores, o material de pesquisa, as reflexões preliminares, leituras, esboços e as contribuições de cada um dos atores. Este espaço é também o ponto de partida para um passeio pelas cidades do Porto e Matosinhos, proposto por um guia que reúne lugares inesperados.

Em Autremonde, o design francês é apresentado como uma continuação da cultura das artes decorativas relacionado com os objetos manufaturados de uso diários. Neste espaço de encontro entre mundos, abre-se espaço a uma conversa entre o interior do museu e suas coleções.

Numa colaboração com a Rádio Estação apresenta-se Autrevoix, a emissão de um programa experimental composto por uma “colagem” das diversas contribuições de artistas, designers, curadores e convidados do cadavre exquis. Uma vez por semana, ao longo de trinta minutos, este espaço recebe ainda conversas com filósofos, empresários, curadores e escritores. 

Autrenuit segue o formato explorado nos acontecimentos L’Étrange Nuit du Design (Outubro de 2020) e Night of Social Rights (abril de 2021), organizados pelo instituto de investigação e design Civic City, e propõe um formato de 24 horas de diálogos em torno das potencialidades do design para conceber e concretizar realidades sociais e ecológicas alternativas e mais justas.

O design como forma de valorizar a atuação de diversos atores sociais é a proposta de Autrement, que se inspira num dos mais transversais e universais contos populares: a sopa da pedra. Conto folclórico com muitas variações, ilustra o princípio da ajuda mútua, em torno de uma sopa feita de pedras. Inspirada por esta lenda, a designer Paula Lopes da Hotelier lança dois eventos especiais que propõem a partilha de uma grande sopa. 

Atividade
Exposição

Local
Museu Nacional Soares dos Reis · Porto

Data

Edições Passadas