Curador Alastair Fuad-Luke

Programa Principal

Cuidar Selvagem

Arquiteturas de Amor e Correspondência

A exposição reúne uma seleção de histórias que partilham uma ética de cuidado com o possível e o impossível, movidas por uma força entrópica que resiste ao controle burocrático e ao derrotismo.

Curadores

  • Ana Jara
  • Alberto Altés

 Inspirada no entendimento de Jack Halberstam do conceito de ‘selvagem’ (wild), enquanto ontologia de resistência e de “espaço heterogéneo de poder estético”, a exposição reúne histórias de práticas que contribuem para fazer progredir a profusão de cuidado e de amor, no e sobre o planeta, como forma de resistir ao cinismo e à irresponsabilidade tóxica.

Cuidar Selvagem apresenta “histórias” através de textos de vários tipos, duração e registos, acompanhadas por imagens que captam algumas das suas principais dimensões. As histórias principais estão impressas em painéis grandes e verticais colocados ao nível do olhar na sala principal da exposição. Para complementar estas histórias centrais há outros textos e imagens apresentados nos níveis acima e abaixo das histórias principais, concebidos de forma lateral como histórias paralelas imateriais e materiais, respetivamente.

A exposição oferece também uma seleção de filmes e clipes como exemplos precisos do tipo de “selvajaria cuidadora” que orienta algumas das histórias, como expansões além dos limites definidos pelo nosso próprio projeto, contribuindo para criar uma compreensão diversa e instável da “selvajaria” e do “cuidado selvagem”.

Cuidar Selvagem visa religar o nosso entendimento do cuidar, repensando ‘o selvagem’ enquanto modo de (des)conhecer e renovar a nossa capacidade de assombro, dentro de uma relação corpo-a-corpo com o mundo e atravessando formas de vida além do humano.

Atividade
Exposição

Local
Museu da cidade — Palacete Visconde de Balsemão · Porto

Data

Edições Passadas