Curador Alastair Fuad-Luke

Programa Principal

Guetos Liminares

O Big Data (megadados) revoluciona a forma como vemos as nossas cidades. Esta exposição pretende revelar as ‘linhas de falha’ invisíveis do Porto — um primeiro passo fundamental para uma melhor reconstrução das nossas cidades.

Curador

  • Carlo Ratti

Como podemos usar “Big Data” para revelar os padrões mutáveis de segregação das nossas cidades? Através desta exposição, lança-se uma nova luz sobre a questão da segregação social no Porto e noutras cidades do mundo. Através da análise de “Big Data” (megadados) que mostra os movimentos das pessoas dentro das fronteiras urbanas, esta exposição propõe uma interpretação alternativa à ideia centenária do gueto. O seu objetivo é o de iluminar as formas subtis e insidiosas como a segregação acontece hoje nas nossas cidades.

Para melhor compreender as condições contemporâneas no Porto, exploram-se os padrões de segregação social do Distrito do Porto antes e durante a pandemia da COVID-19. Com o apoio da solução da Vodafone Portugal – Vodafone Analytics – utilizamos tweets geolocalizados para mapear as atividades sociais e a paisagem socioeconómica. Guetos Liminares retrata a segregação como uma forma de geografia social que muda ao longo do tempo. 

Ao identificar as linhas de falha invisíveis que atravessam o tecido urbano do Porto, Guetos Liminares visa promover uma discussão sobre a forma de alcançar uma melhor coesão social nas nossas cidades.

Atividade
Exposição

Local
Metro do Porto, Estação 24 de Agosto · Porto

Data

Edições Passadas