Curador José Bártolo

Programa Principal

Millennials

Design do Novo Milénio

Uma mostra do design português millenial, uma seleção de projetos que evedenciam a evolução da profissão, influenciada pelas problemáticas sociais, ambientais e económicas do mundo contemporâneo.

Curador

  • José Bártolo

Considerando as primeiras duas décadas do atual milénio, torna-se evidente um quadro diversificado de transformações que afetam o design enquanto disciplina. Analisando a sua atual configuração, a exposição foi pensada a partir da ideia de mapa. Procurou-se ensaiar um mapeamento do campo do design de comunicação orientado por uma tripla perspetiva, focando-se nas intenções (motivações, temáticas e valores), nos processos (método, autoria) e nas formas de materialização dos projetos.

A seleção dos projetos apresentados e o mapa conceptual que o discurso curatorial lhes associa pretendeu trazer uma leitura crítica aberta do design de comunicação contemporâneo. Como se mapa e território fossem permutáveis, procurou- se possibilitar ao visitante uma experiência de aproximação, confrontando-o com projetos onde o design se revela, sob algum traço de caracterização especificamente contemporâneo, como uma prática de mediação indissociável das circunstâncias tecnológicas, económicas, culturais e políticas que o enquadram.

Atividade
Exposição

Local
Galeria Municipal · Porto

Data

Edições Passadas