Curador José Bártolo

País convidado

Frontiere

Expressões de Design Contemporâneo

Parte integrante do programa Territorio Italia, a exposição representa uma oportunidade para refletir sobre algumas das expressões mais interessantes do design contemporâneo e emergente no atual panorama italiano.

Curadores

  • Maria Milano
  • Lucio Magri

Frontiere apresenta histórias de designers, empresas, escolas e associações que, reagindo aos estímulos da realidade pós-milénio, descobrem novas dimensões na abordagem do design. Novas formas de pensar, projetar e produzir aparecem neste cenário, representado por uma seleção de designers e empresas que exploram o universo criativo historicamente presente no território e propõem combiná-lo com as novas realidades de comunicação, distribuição, uso e reuso próprias do atual sistema social.

A nova geografia do design é revelada através de um mapa que apresenta e localiza os objetos selecionados e documentados, a partir do qual é possível extrair uma leitura do marcado carácter de difusão territorial. Surge um novo panorama, uma nova geografia do design previamente concentrada nas regiões do norte de Itália. A reflexão sobre o tema complexo da necessária conversão ecológica identifica a secção dedicada aos esforços individuais de jovens designers e de pequenas empresas, em busca de um caminho alternativo para o projeto, capaz de respeitar as dimensões humana e ambiental.

De novos materiais e consequentes aplicações, até novos projetos de reciclagem, baseados numa ideia diferente de cultura material, ainda hoje muito ligada à necessidade exacerbada de consumo, estes projetos aspiram uma proposta regenerativa capaz de introduzir mudanças e produzir ações e objetos duráveis.

Atividade
Exposição

Local
Casa do Design · Matosinhos

Data

Edições Passadas