Curador José Bártolo

Programa Principal

Design Systems

Investigação em Sistemas de Design

Instalações que procuram questionar os sistemas que dão forma ao design e o modo como, por sua vez, o design os reforça e alimenta.

Curador

  • Francisco Laranjo

Em design gráfico, o conceito de sistemas está profundamente enraizado em aspetos formais. Quando este termo é invocado, é-o normalmente em relação com a macrotipografia, abordando o design tipográfico e a tipografia paramétrica, por exemplo. O branding e a sinalética são duas áreas que praticamente reivindicam a exclusividade do uso de ‘sistemas’ no design gráfico.

Uma série de residências, intitulada Design Systems, pretendeu desafiar essa tradição, proporcionando uma plataforma para a investigação do pensamento sobre ‘sistemas’ na sua relação com o design – estrutura e comportamento –, trabalhando abertamente com vista a uma compreensão politizada da sua prática e teoria. Assumindo a forma de workshops colaborativos abertos a um público diverso, realizados entre maio e junho, procurou questionar os sistemas que dão forma ao design e o modo como, por sua vez, o design os reforça e alimenta.

Explorando uma variedade de perspetivas, desde a política aos media e ao jornalismo, passando pela informação financeira e a economia, o resultado destas residências será mostrado em várias estações do Metro do Porto, com contribuições de Luiza Prado e Pedro Oliveira (A Parede), Belle Nuankhanit Phromchanya (ACED), Ruben Pater (Untold Stories) e Demystification Committee. O projeto servirá de base ao quinto volume da revista Modes of Criticism.

 

Atividade
Exposição · Workshop

Local
Estações de Metro do Porto · Porto

Data

Edições Passadas