Porto Design Biennale 2023

Terceira edição regressa com o tema Ser Água

A Porto Design Biennale 2023 irá decorrer entre os dias 19 de outubro e 3 de dezembro nas cidades do Porto e Matosinhos.

Vasco Célio/Stills

Com o tema central Ser Água: Como fluímos e nos moldamos coletivamente, a terceira edição da Porto Design Biennale tem como objetivo reunir vozes nacionais e internacionais num debate sobre um dos elementos naturais que nos é mais essencial e indispensável: a Água.

Sob a curadoria de Fernando Brízio, o evento irá apresentar um conjunto de exposições, conferências, workshops e publicações que pretendem ser uma plataforma-laboratório para os espectros visível e invisível, orgânico, inorgânico e efémero da água. O objetivo é trabalhar continuamente para dar forma a futuros mais sustentáveis, equitativos, livres e felizes.

Em destaque, como país convidado, estará Espanha, num programa que trabalha sobre a relação de proximidade com o território e a indústria da Galiza realizado sobre a curadoria de David Barro.

Em 2023, a Porto Design Biennale apresenta-se como uma oportunidade única de explorar a intersecção entre o Design e os desafios do nosso tempo. O evento é promovido em colaboração entre os municípios do Porto e Matosinhos, com organização da esad—idea.

Texto Curatorial