Galiza representa Espanha com exposição na Galeria Municipal de Matosinhos

"Galiza. Processos e Formas", programa do país convidado da Porto Design Biennale 2023, expõe trabalhos de mais de uma centena de profissionais e empresas galegas numa exposição que inaugura a 19 de outubro na Galeria Municipal de Matosinhos, onde permanecerá até dia 3 de dezembro.

Em conferência de imprensa realizada nesta terça-feira, dia 10 de outubro, em Santiago de Compostela, David Barro, curador do programa da Galiza para a Porto Design Biennale, introduziu um programa curatorial que combina história, conhecimento e práticas criativas no âmbito do design galego, antecipando uma exposição que se debruça sobre a relação com o território e a indústria.

Para além do comissário do país convidado, o evento de apresentação do programa de Espanha contou também com a participação do presidente do Turismo Porto e Norte de Portugal, Luis Pedro Martins; da diretora da Agência Galega de Inovação, Patricia Argerey, do presidente da Câmara Municipal do Porto, Rui Moreira; do vereador da cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha e da diretora da Porto Design Biennale, Magda Seifert. Também estiveram presentes a presidente do Consello da Cultura Galega, Rosario Álvarez; a diretora da Fundación Pública Artesanía de Galicia, Elena Fabeiro; e o presidente da Asociación Gallega de Diseño (DAG), Xosé García.

A proposta galega para a terceira edição da Porto Design Biennale conta com o apoio da Xunta de Galicia através da Axencia Galega de Innovación, da Fundación Artesanía de Galicia e da Fundación DIDAC.