Porto Design Biennale 2023

Galiza em destaque na edição de 2023

Em destaque, como país convidado, estará Espanha, num programa que trabalha sobre a relação de proximidade com o território e a indústria da Galiza realizado sobre a curadoria de David Barro.

Peças do Projeto In itinere, 2022 Verónica Moar

Galiza. Processos e Formas, programa do país convidado da Porto Design Biennale 2023,  traça um percurso pelo passado, presente e futuro do design a partir da perspetiva da Galiza, analisando, em primeiro lugar, os antecedentes a partir de uma série de empresas paradigmáticas na aposta que fizeram no design, através da apresentação de exemplos pioneiros no sector das pescas, no turismo termal e na comercialização de águas, na indústria farmacêutica, na indústria automóvel, na indústria têxtil ou nas telecomunicações e que termina nas iniciativas de Luis Seoane e Isaac Díaz Pardo com a criação do Laboratório de Formas e a recuperação da fábrica de Sargadelos como principal paradigma do design como motor da inovação na Galiza.

David Barro comissário e teórico que tem desenvolvido a sua trajetória fundamentalmente associada ao universo da arte e do design, à inovação cultural e à sustentabilidade, propõe um projeto que expõe ideias, processos e formas que, por sua vez, permitem dar a conhecer a história recente do design na Galiza, ao mesmo tempo que abrem novas perspetivas e cenários capazes de renovar a tradição e conferir singularidade à inovação. A partir de objetos, exemplos de gráfica aplicada, materiais, produtos inovadores, painéis de design especulativo e documentos audiovisuais, o programa curatorial proposto combina história, conhecimento e práticas criativas no âmbito do design na Galiza.

Galiza. Processos e Formas conta com o apoio da Xunta de Galicia através da Axencia Galega de Innovación, da Fundación Artesanía de Galicia e da Fundación DIDAC.