Porto Design Biennale
19.10 03.12.23 Porto + Matosinhos

Petrichor, O Cheiro da Chuva

Exposição

local Casa do Design, Matosinhos

curador Fernando Brízio

Programa Principal

Depois de um período seco e quente, as primeiras gotas de água, ao caírem sobre a terra, libertam um cheiro a chuva. Este fenómeno tem o nome de Petrichor (do grego pétros, pedra + īchṓr, fluido etéreo ou sangue dos deuses, como entendido na mitologia grega). O aroma, frequentemente associado ao cheiro da terra, é gerado pelos óleos libertados por algumas plantas durante períodos áridos e de grande calor e parece instigar e preencher o nosso sensório, i.e. a fração do cérebro que se julga ser o âmago comum de todas as sensações.

A descrição deste fenómeno é uma simplificação do que efetivamente acontece, mas serve para introduzir a ideia de interface de fluido aquoso, natural, a que podemos associar muitos outros interfaces, concebidos por humanos. Nesta exposição, queremos mostrar alguns desses interfaces de fluido (válvulas artificiais para o coração, rituais, jangadas vegetais, rastreadores de tráfego de navios, veículos subaquáticos para mapear aquíferos subterrâneos, o uso de bio pigmentos, recolectores de água, entre muitos outros) e também lugares de comunicação, troca, interação/intra-ação entre águas (nos seus diversos estados), e entre águas e outros agentes. Queremos sublinhar a ubiquidade da água, a sua presença e circulação enquanto elemento fulcral de ligação entre todas as coisas. Estamos, humanos e mais que humanos, ligados através de um fluxo hídrico comum, repartimos a mesma água que entra nos corpos e deles exsuda e que, através da biologia, se torna outras matérias.

Inauguração da Exposição
24.10.2023 - 17h00

+ info
Casa do Design
Edifício Paços do Concelho
Rua de Alfredo Cunha, 4450-009 Matosinhos
Segunda a sexta-feira
09:00 — 12:30, 14:00 — 17:30
Sábado, Domingo e feriados
15:00 — 18:00

Folha de sala / Exhibition booklet

Fernando Brízio nasceu em Angola e estudou Design em Lisboa, cidade onde vive e trabalha. Tem desenvolvido produtos para a indústria, séries limitadas, exposições, cenários e espaços para empresas e organizações, como Droog Design, Amorim Cork, Experimenta Design, Nike, Adidas, Authentics, Fábrica Bordallo Pinheiro, Il Coccio, Arena Ensemble, O Som e a Fúria, Museu de Serralves, Cristina Guerra Contemporary Art, Galerie Kreo, entre outros. O seu trabalho foi exibido e publicado internacionalmente e é por vezes desenvolvido de modo independente, diluindo fronteiras disciplinares.  

Brízio ensina na ESAD.CR desde 1999, onde concebeu e coordenou vários cursos nos territórios do design de produto e de espaços. Foi professor na Faculdade de Belas Artes Lisboa — UL e professor visitante em várias escolas como a ECAL École Cantonale d’Art em Lausanne, HFG Karlsruhe University of Art Design e FCSH da Universidade Nova de Lisboa.  Tem participado em júris e palestras em Portugal e no estrangeiro. Foi curador de vários projetos e exposições, entre as quais SCool Ibérica e Paradisaea Lux Frágil 20 anos. Os seus trabalhos integram a coleção permanente do MUDE Museu do Design e da Moda de Lisboa, e do IMA Museu de Arte de Indianápolis, entre outras coleções. Atualmente, para além de continuar a fazer projetos, é investigador no Lida Laboratory in Design and Arts do Politécnico de Leiria e no Colégio das Artes da Universidade de Coimbra.