Porto Design Biennale 2019

Post Millenium Tension é o tema desta edição

Confrontando-se com as Tensões do Novo Milénio, a primeira edição da Porto Design Biennale, com curadoria de José Bártolo, procura analisar a atual configuração disciplinar do design.

A reflexão que dá mote à Porto Design Biennale 2019 considera, por um lado, a perspetiva histórica e as relações de tensão, afastamento e proximidade entre o design contemporâneo e o modelo do projeto moderno que vigorou até ao fim do milénio; por outro lado, torna-se pertinente a identificação e avaliação das formas e funções do design produzido nas duas primeiras décadas do corrente milénio, bem como a reflexão sobre a eficácia social do design e as novas ligações que sucedem com a dimensão económica, tecnológica, política, cultural e ambiental. 

Falar em Tensões do Novo Milénio corresponde a enunciar um quadro difuso de mudança e conflito que afeta profundamente as formas de produção e consumo, representação e comunicação, mediação e participação. Contextualizado neste quadro complexo de tensões – identitárias, geopolíticas, financeiras – como surge o design por ele afetado? É com esta questão em pano de fundo que a primeira edição da Porto Design Biennale procura analisar a atual configuração disciplinar do design, privilegiando o desenvolvimento de três eixos programáticos:

  • Present Tense centra-se no design português do novo milénio, procurando fazer o survey sobre uma prática profissional multiforme.
  • Design Forum tece o mapeamento crítico das tensões pós-milénio, trabalhando linhas de intersecção ou conflito entre o design e outros domínios disciplinares, bem como aspetos políticos, financeiros, tecnológicos e culturais.
  • Design and Democracy focar-se-á no contexto político do design e sobretudo numa reflexão sobre possíveis modalidades de relação entre Design e Democracia.