Porto Design Biennale 2021

França apresentada como País Convidado

Virar o foco para a utilidade da prática do design, revelando a sua capacidade para questionar a realidade, desafiar a complexidade e propor conceitos e adaptações para um mundo mais próximo e justo: é esta a proposta curatorial da dupla Caroline Naphegyi e Sam Baron para a Porto Design Biennale 2021.

Para a Porto Design Biennale, Caroline Naphegyi e Sam Barone desenvolveram um programa que aponta à ação e intervenção no território, que convocará, através de um processo inspirado no modelo do ‘cadáver esquisito’, pensadores, designers, arquitetos e críticos de design franceses e portugueses. 

Os curadores integram o programa do país convidado, França, desenvolvido em parceria com o Institut français du Portugal e a Embaixada de França em Portugal. Articulada com o tema geral proposto por Alastair Fuad-Luke (Alter-Realidades: Desenhar o Presente), o programa pretende ser um espaço de diálogo aberto entre as comunidades artísticas portuguesas e francesas, os cidadãos de Porto e Matosinhos e todos os visitantes da PDB.