Porto Design Biennale 2023

Fernando Brízio apresentado como curador principal

A proposta curatorial parte do elemento mais fundamental, a Água, para discutir e pensar o papel do Design na emergente sobrevivência ambiental.

Fernando Brízio, Curador Principal da Porto Design Biennale 2023 Bruno Mesquita

O curador Fernando Brízio apresentou uma proposta para a terceira edição da Porto Design Biennale que destaca a importância da água e a necessidade de desenvolver novas relações com o mundo e com este recurso natural através do design.

A proposta curatorial passa pela criação de uma plataforma-laboratório transdisciplinar que  visa observar, pensar e aprender a água no seu espectro visível e invisível.

Ao tema principal da bienal, Ser Água: Como fluímos e nos moldamos coletivamente, Fernando Brízio associou seis propostas que se interligam: "Bestas Prometeicas: Formas do Humano", "Realidade Mágica: Viver com o Des/Conhecido", "Corpos de Água: Onde a Água se Torna Comum - Matéria Vegetal, Carne, Mineral", "Paisagens Dinâmicas: Margens que Dançam, Fronteiras que não Existem", "Rios Voadores: Repensar as Fontes, Usos e Representações da Água" e "Geologias Afetivas: A História Viva de uma Receita".

A partir da água, o curador espera nutrir um novo léxico que expanda e revela a complexa e intrincada teia de interdependências que nos liga ao planeta como um todo.

A proposta surge num momento em que se prevê que, em 2030, haja um défice de 40% de água em relação à procura, tornando ainda mais premente a necessidade de cuidar deste recurso natural essencial. 

Texto Curatorial