Porto Design Biennale 2021

54 Dias de Eventos: Um Resumo da Bienal

Refletir sobre diferentes formas de viver, questionar o conceito de cuidado, trabalhar matérias vivas e imaginar sociedades de mudança. Estas foram as premissas que marcaram os 54 dias da Porto Design Biennale 2021.

Control Wars Renato Cruz Santos

O tema Alter-Realidades: Desenhar o Presente, proposto pelo curador-geral Alastair Fuad-Luke, concretizou-se numa série de exposições, workshops, instalações e conversas que levaram mais de 8.600 visitantes às cidades de Porto e Matosinhos, e online, onde o colóquio Perspetivas Periféricas, o podcast Vozes do Atelier e os diálogos Wild Talks somaram cerca de 12,800 visualizações. O programa principal e do pais convidado contaram com diversas exposições que percorreram o tema e os subtemas definidos pelo curador-geral. 

Coletivamente, vamos fazer com que as reflexões desta edição continuem a provocar sociedades de mudança e a desenhar o presente. A exposição Museu da Matéria Viva, um dos eixos desta edição, permanece na Casa do Design, em Matosinhos, até dia 3 de Outubro de 2021. Uma extensão temporal que abrange também o Arquivo da Matéria Viva, uma coleção física com vertente digital que nos convida a sermos exploradores materiais. O arquivo viaja até à cidade costeira de Ferrol, na Galiza, ocupando o espaço expositivo do CIS Tecnoloxia e Deseño até ao dia 28 de novembro de 2021.