Porto Design Biennale
19.10 03.12.23 Porto + Matosinhos

CATHARSIS

Exposição

local Palácio dos Correios (7º piso), Porto

curador Margarida Mendes

Programa Principal

(Por motivos alheios à Porto Design Biennale, informamos que a exposição  CATHARSIS, com curadoria de Margarida Mendes, irá encerrar antecipadamente. Não perca a oportunidade de visitar esta exposição no Palácio dos Correios até dia 18 de novembro.)

CATHARSIS expõe o trabalho de coletivos de pesquisa transdisciplinares, movimentos solidários e ativistas que reportam de diferentes corpos d’água. Estes incluem artistas, designers especulativos, desenhadores de livros, urbanistas, cineastas, geógrafos, tecelãs e artistas sonoros, entre outros colaboradores. Do rio Bogotá ao baixo rio Mississipi, dos palmários de Marrakesh, às terras desertificadas do Golfo, ou ao Channelsea, estes coletivos estabelecem conexões entre lutas contínuas que ocorrem em bacias hidrográficas em várias partes do mundo. Estabelecem-se paralelos entre a ocupação e expropriação de terras indígenas na zona dos Grandes Lagos da América do Norte, com a erradicação dos modos de vida e do conhecimento do uso da terra no rio Narmada na Índia, ou a militarização e ecocídio ao longo da zona de Mampuján na Colombia. Combatendo estes modos de ocupação com atos de resposta criativa, os exemplos de insurreição hídrica aqui apresentados apelam à abolição das fronteiras e privatização dos recursos. Como potência ressurgente em fuga, o elemento aquático reemerge catarticamente, através de corpos e tempestades em torrente, ecoando demandas por justiça social e ambiental. 

Inauguração da Exposição
26.10.2023 - 18:30

PARTICIPANTES

Ahmad Makia & Eduardo Cassina, Carlos Monléon, Carolina Caycedo, entre—ríos with Leonel Vasquez, Joydeb & Moyna Chitrakar com Tara Books, Maja Escher, Nandan Saxena & Kavita Bahl, Blanc Sceol (Stephen Shiell & Hannah White), Onaman Collective, QANAT Collective com Jerome Giller, Othmane Ouallal & Rim Mejdi, Tejedoras de Mampuján, Water Map New Orleans / Bvlbancha com Kira Akerman & Monique Verdin

+ info
Palácio dos Correios (7º piso)
Rua de Guilherme da Costa Carvalho 38, 4000-065 Porto
Segunda a sábado
10:00 — 18:00

PROGRAMA PARALELO

26.10.2023 - 21:00 — 22:00
Kinetic Resonance: Uma performance com ‘Orbit’.
Concerto de Blanc Sceol (Stephen Shiell & Hannah White)
Metro do Porto, Estação Campo 24 de Agosto, Mezanino – 1  (junto à Arca de Água de Mijavelhas)

Orbit é um instrumento único de 10 cordas, criado por Blanc Sceol. Um corpo composto por um decágono de cedro vermelho, a câmara de ressonância, é girado por duas mãos, enquanto as outras mãos seguram um arco sobre as dez cordas. À medida que os dois músicos trabalham em conjunto, o Orbit cria um cosmos de drones dinâmicos e ritmos harmónicos, que invocam ciclos lunares e assinaturas de tempo planetárias. Trazendo os sons do Orbit para os vestígios de um poço municipal do século XVI ('Arca de Água de Mijavelhas'), esta atuação faz eco entre as ligações fluidas forjadas quando Blanc Sceol gravou o instrumento numa estação de água vitoriana nas margens do rio Channelsea, em Londres, no início do ano.

01.11.2023 - 18:00 — 20:00
Water weavings -  Forum com movimentos activistas e participantes da exposição
Com: Maja Escher, Blanc Sceol (Stephen Shiell & Hannah White), QANAT
Collective, Water Map New Orleans / Bvlbancha, (outros a serem anunciados em breve)
Online (Zoom) https://us06web.zoom.us/j/86518364302?pwd=DdQHOnTbHgQoaKQMR8jRHbi8QG2YnJ.1

ID da reunião: 865 1836 4302
Senha: 304506

Margarida Mendes é investigadora, curadora e educadora. A sua prática explora a mediação ecológica, com enfoque no cruzamento entre as artes visuais, cinema experimental, ecopedagogia, práticas sonoras e humanidades ambientais. Cria fóruns transdisciplinares, exposições e obras experimentais em que modos de educação alternativa e práticas de auscultação podem catalisar a imaginação política e ações restauradoras. Tem um envolvimento de longa data com ativismo anti-extrativista e ecopedagogia, colaborando com organizações ambientais, Universidades e instituições do mundo artístico. Integrou na equipa curatorial da 11th Liverpool Biennale “The Stomach and the Port”, 4th Istanbul Design Biennial “A School of Schools” e 11th Gwangju Biennale “The 8th Climate (What Does Art Do?)” e dirigiu diversas plataformas educacionais, como escuelita, uma escola informal do Centro de Arte Dos de Mayo — CA2M, Madrid; O espaço de projetos artísticos The Barber Shop em Lisboa dedicado à pesquisa transdisciplinar; e a plataforma de pesquisa curatorial sobre ecologia The World In Which We Occur/Matter in Flux. Mendes tem um Doutoramento pelo Centre for Research Architecture, Visual Cultures Department, Goldsmiths University of London e é membro do Natural Contract Lab, um coletivo transdisciplinar de advogados e artistas que trabalham na justiça restaurativa e nos direitos da natureza em toda a Europa.